terça-feira, 30 de março de 2010

Dez mil cães estão abandonados em Mogi das Cruzes (SP)

Mogi das Cruzes (SP) possui atualmente cerca de 10 mil cães abandonados nas ruas. Essa é a estimativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que calcula ainda a existência de 90 mil animais em toda a cidade. Diante do número elevado, o setor destaca a dificuldade de abrigar os cachorros em sua sede, localizada no Distrito de César de Souza. No momento, a casa possui capacidade para 50 cães, sendo que as vagas são preenchidas apenas por doentes ou aqueles comprovadamente agressivos.

A remoção seletiva, segundo o médico veterinário Carlos Alberto Vicentin, acontece há alguns anos por diversos motivos, entre eles a baixa capacidade da sede. “Hoje, conseguimos abrigar cerca de 50 cães, sendo que neste momento já operamos no limite. Além disso, quase não existe procura por adoção, sendo uma média de oito adoções por mês”, detalha.
Por isso, ele destaca que a população deve se conscientizar antes de se responsabilizar por um animal. “É necessário que as pessoas tenham uma laço afetivo com o cão para evitar esse abandono. Além disso, elas devem considerar a questão financeira e saber, por exemplo, que os cachorros vivem de 12 a 14 anos”, ensina.


Com informações de O Diário


Nota da Redação: Além de ser uma grande crueldade com os animais, que ficam pelas ruas, sem alimentação e moradia, o abandono é crime. A Lei 9.605/98, de Crimes Ambientais, prevê a pena de seis meses a um ano de detenção para quem abandona um animal, pois o abandono é uma forma de maus-tratos e é considerado crime. Além disso, o abandono está previsto como maus-tratos desde o Decreto 24.645/34, editado por Getúlio Vargas (art.3º). A adoção é a única escolha responsável para aqueles que procuram ter animais em suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário